Sinusite
A sinusite é uma inflamação das células etmoidais (cavidades pneumáticas perfuradas nas massas laterais do etmóide, um osso da base do crânio situado atrás do frontal, também chamadas seios etmoidais) e dos seios, localizados por baixo dos olhos e de cada lado do nariz. Na sinusite, as mucosas dos seios drenam com dificuldade e os seios ficam preenchidos com secreções. Em condições normais, os cílios localizados nos seios nasais «varrem» as mucosidades para fora dos seios em direcção ao nariz. Quando estes cílios interrompem a sua acção, ou quando a abertura entre os seios e as fossas nasais fica obstruída, os seios podem começar a ser infectados e ocorre a sinusite.
A sinusite afecta grande parte da população mundial, fazendo com que as pessoas sofram frequentemente de dores de cabeça, secreções nasais e mau hálito, obstrução nasal e respiração bucal, entre outros vários sintomas.
Em muitos casos, a sinusite é provocada por uma infecção bacteriana, que vai durar muitas vezes alguns dias ou até mesmo algumas semanas. Noutros casos, começa quando um vírus provoca uma gripe e o congestionamento resultante provoca uma infecção bacteriana nos seios. Esta tipa de sinusite é denominada sinusite aguda.
Em muitos casos a sinusite é confundida com uma simples gripe, pois sintomas como garganta rouca, nariz tapado, febre, tosse aguda parecem querer dizer que se trata de gripe. Mas se a «gripe» insiste em não desaparecer, o mais certo é que o problema seja outro. Pode ser uma sinusite, uma doença que afecta os seios da face, cavidades pneumáticas que rodeiam as fossas nasais e com elas comunicam. Por isso é necessário fazer um diagnóstico muito específico, tendo em atenção qualquer pormenor.
Para a sinusite existem vários tipos de tratamento. Para a sinusite aguda, não é necessário mais do que a utilização de antibióticos. No caso de uma sinusite crónica, o caso complica-se, teremos de alterar portanto o tratamento. Uma das soluções é o tratamento termal, que consegue apresentar algumas melhorias. No tratamento termal encontramos as seguintes secções:
- Irrigação Nasal
- Inalação (Fomentação, Nasal e Bucofaríngeo)
- Emanatório (Colectivo, Individual)
- Nebulizaçao ou Aerossol
Sem comentários:
Enviar um comentário